Escala Maior

Uma escala corresponde a uma série de notas organizadas de acordo com uma seqüência de intervalos.

A escala maior é o padrão utilizado para o fornecimento das notas que serão usadas nos acordes e na melodia de nossas músicas. Ela serve como parâmetro para criação de outras escalas e acordes.

A escala de Dó Maior é considerada como padrão, uma vez que não existe alteração em suas notas. Analisando seus intervalos teremos o seguinte padrão:

DO tomtom MI semitomtom SOL tom tom SI semi∩tom DÓ

A escala maior estabelece uma ordem e propõe uma hierarquia para as notas. Esta ordem é codificada com algarismos romanos e é chamada de graus.

I ∩ II ∩ III ∧ IV ∩ V ∩ VI ∩ VII ∧ VIII

Cada grau recebe um nome específico. Trataremos apenas dos mais importantes.

Tônica – Ocupa o primeiro grau (I) de uma escala.

Subdominante – Ocupa o quarto (IV) grau de uma escala

Dominante – Ocupa o quinto (V) grau de uma escala.

Sensível – Ocupa o sétimo grau de uma escala.

Observações importantes

Para construir escalas maiores em outros tons, basta utilizar os intervalos vistos em na escala de Dó e fazer as devidas alterações com sustenidos (#) ou bemóis (b).

Uma escala maior não tem acidentes misturados, ou seja, sustenidos misturados com bemóis.

As escalas maiores que partem de notas naturais, evoluem em um ciclo de quintas ascendentes e são acidentadas com sustenido no sétimo grau, com exceção do Fá maior.

Fá maior dá origem às escalas que acidentam com bemóis. As notas evoluem em um ciclo de quartas ascendentes e ganham bemóis no quarto grau.

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w