Lição 3 – Visão da adoração neotestamentária

Um ato de adoração reconhece a preciosidade de um encontro vital com Deus e tem, para quem busca ao Senhor, a vantagem incomparável de conquistar a pérola de grande valor. MT 13. 45-46.

Adorar significa peneirar nossos valores, é por em ordem bíblica nossas prioridades. É necessário procurar a Deus e conhecendo-o cada vez melhor de modo a melhor exalta-lo.

Se quisermos alcançar uma visão da adoração neotestamentária, é necessário examinar os termos usados pelos escritores bíblicos.

Adorar significa render-se

Originalmente significava beijar a terra ou os pés de quem era adorado. Acompanhava o ato de prostrar-se ao chão. Está posição passa a idéia de submissão.

Jesus afirma que somente em espírito e em verdade os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai (Jo 4. 23).  Em At 17. 23 fica evidenciado que é inútil o culto que desconhece aquele a quem devemos submissão e lealdade.

Adorar significa servir

Trata-se de cultuar e oferecer atos de adoração que agradem ao Deus da aliança (Ex 4. 23; 8.1 e 20; 9.1). Em Jesus acontece a purificação de nossa consciência para podermos servir ao Deus vivo (Hb 9.14). Somente os que são agraciados podem agradar a Deus pelo serviço, oferecendo culto com reverência e temor. Hb 12. 28.

Tanto no AT como no NT a relação entre o homem e Deus não deixa de ser a de servir como escravo (abad em hebraico e douleuo em grego). Sacrificar o corpo inteiro do cristão torna o seu curto genuíno, sendo Deus o único alvo da oferta. Rm 12. 1. Dividir a lealdade na tentativa de agradar a dois senhores será culto falso. Mt. 6.24

Adorar significa reverenciar, devotar

Jo 9. 31 – A adoração requer uma constante atenção com a reverência de quem quer agradar a Deus. A piedade e a justiça mostram-se sinônimas de um cristão que entregou plenamente a sua vida a Deus.

A ira de Deus se volta contra a humanidade quando este aspecto é ignorado. Rm. 1. 18-32.

Pratique a justiça, ame a fidelidade. Mq 6.8

Somente a Deus daremos culto!

Adoração e religião

Aquele que afirma que afirma saber cultuar a Deus se preocupara com o conteúdo de Tg 1.26-27. Religião verdadeira não difere de adoração verdadeira.

Adorar significa realizar serviço sacerdotal

No original significava fazer trabalho público, mas pagando sozinho as despesas.

Cristo adorou ao Pai com sua própria vida. Ele é sumo sacerdote santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus Hb 7. 26.

O serviço sacerdotal demonstra cuidado com os necessitados. 2 Co 9.12; Fp 2. 25-30

Quem serve a Deus, serve à igreja e vice-versa. At 13.2.

Fonte: Adoração Bíblica – Russel P. Shedd

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s